====================================================================================================================

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Há Formas Certas ou Erradas de Falar o Português?

Nova ImagemA sociedade brasileira é formada pela mistura de raças, são africanos, portugueses e assim por diante, e então porque haveria forma certa ou errada de falar o português, se são diferentes culturas com a mesma língua?

A gramática nos permite conhecer a norma culta da língua portuguesa escrita, porém não nos mostra se existe forma certa ou errada da expressão falar o português, isso não existe, somos pessoas diferentes, países distintos uns dos outros, cada um tem seu próprio jeito de falar (desde que haja a comunicação).

Cada país tem seus estados, cada estado tem seu “jeitinho” de mostrar como e porque seu sotaque, a origem de cada um constrói o alicerce da cada ser, e por isso ninguém pode dizer que há melhor ou há pior forma de se expressar. Se falarmos certo ou errado ao ver de alguém, isso não se discute, cada ocasião requer o melhor de cada um, devemos ser o que somos, independentemente de quem nos vê ou nos ouve.

Língua é cultura, e cultura não se muda, cultura permanece intacta, cresce de acordo com seu povo, e essa cultura também inclui a língua. Ninguém tem o direito e muito menos o dever de ignorar sua própria identidade. O falar não significa tudo, cada um deve expressar-se como lhe cabe, desde que ocorra comunicação. Devemos falar de acordo com as regras impostas apenas pela capacidade de cada um, errada ou não, devemos respeitar sem ao menos questionar, até porque cada ser tem seu valor e cada valor seu melhor.

Pode existir forma certa ou errada para escrever, mas não para falar, até porque a voz, o falar de cada um é seu jeito certo, é a expressão única de cada ser.

Ninguém deve querer mudar a cultura de um povo, de uma comunidade ou de uma nação, nem mesmo os gramáticos e os mais inteligentes, até porque inteligente não é aquele que muda, mas sim aquele que respeita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras: ofensas pessoais, ameaças e xingamentos são terminantemente inaceitáveis. Tais condutas contrariam todos os objetivos e princípios que norteiam este canal democrático de informação. Comentários anônimo não serão aceitos sem um E-mail valido.

============================================================
============================================================

AS MAIS ACESSADAS