====================================================================================================================

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Banda de Pífano é tradicional

PífanoEdson R. A. Marques

A Banda de Pífano São José – Carneiros - AL, já há muito anos tem feito o  seu papel (mesmo sem saber) na nobre tentativa de engrandecer a cultura da Cidade. Embora seja a Banda formada de músicos sem uma formação acadêmica, é facilmente notável que os componentes são pessoas dedicadas e que trazem consigo uma musicalidade que poderia ser mais bem explorada pela sociedade carneirense.

Perguntado se a Banda tem recebido algum tipo de incentivo financeiro para manutenção de instrumentos, etc., a resposta foi imediata: não.

O responsável pela Banda, “Zé do Quebra”, afirmou que, apesar das dificuldades que a Banda tem para se manter, o grupo sempre se reúne para tocar, pois levam a música como uma forma de descontração.

Um dos integrantes (o segundo da foto) orgulhosamente disse que toca em banda de pífano desde o início dos anos 70.

Esta musicalidade é parte historicamente integrante da cultura regional, motivo bastante para que haja uma sensibilidade de todos na valorização deste estilo musical tão bem identificado pelo Nordestino.

IMGP0003

Vê-se nesta fotografia a Banda de Pífano São José ao ar livre tocando na praça Cônego Luiz Cirilo Silva, de frente a Igraja Nossa Senhora da Conceição.

Outras fotos:

Banda de Pífano São José - Carneiros - AL (15) Banda de Pífano São José - Carneiros - AL Banda de Pífano São José - Carneiros - AL (2) Banda de Pífano São José - Carneiros - AL (3) Banda de Pífano São José - Carneiros - AL (4) Banda de Pífano São José - Carneiros - AL (6) Banda de Pífano São José - Carneiros - AL (7) Banda de Pífano São José - Carneiros - AL (8) Banda de Pífano São José - Carneiros - AL (10) Banda de Pífano São José - Carneiros - AL (11) Banda de Pífano São José - Carneiros - AL (13) Banda de Pífano São José - Carneiros - AL (14)

Vídeo:

Segundo a Wikpédia:

Pífaro, ou pífano, ou pife, é uma pequena flauta transversal, aguda, similar a um flautim, mas com um timbre mais intenso e estridente, devido ao seu diâmetro menor. Os pífaros são originários da Europa medieval e são frequentemente utilizados em bandas militares.
No Brasil, existe o pífano, instrumento cilíndrico com sete orifícios circulares, sendo um destinado ao sopro e os restantes aos dedos. Pode ser construído com materiais diversos como: bambu, taboca, taquara, osso, caule de mamoeiro ,ou ainda, como é mais explorado hoje em dia, com o cano de PVC, uma alternativa para a escassez de matéria-prima natural. É encontrado em três tamanhos: 65cm a 70cm, chamado "Régua inteiro", 50cm, chamado "Três quartos" e com 40cm, chamado "Régua pequena". Sendo que o seu som varia de acordo com o seu comprimento.
O pífano é um instrumento tradicional da Região Nordeste no Brasil. Seus "tocadores", em sua maioria, são camponeses semi ou completamente analfabetos que herdam o segredo da confecção do instrumento e tocam por intuição, ou, comumente, de ouvido. Nessa região ainda se encontram as tradicionais "Bandas de Pífanos", "Bandas de Pife Cabaçal", "Esquenta-Mulher" ou, "Terno de Zabumba", sendo dois pífanos o carro-chefe, acompanhados em geral por um surdo, um tarol e um bombo, ou zabumba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras: ofensas pessoais, ameaças e xingamentos são terminantemente inaceitáveis. Tais condutas contrariam todos os objetivos e princípios que norteiam este canal democrático de informação. Comentários anônimo não serão aceitos sem um E-mail valido.

============================================================
============================================================

AS MAIS ACESSADAS